Seguidores

sábado, 19 de novembro de 2011

Maquiagem Vegano e Mineral - Voce conhece?

As duas são feitas de minerais (como mica, e óxidos de zinco e de ferro, livres de conservantes, aditivos ou quaisquer outros produtos químicos)  e isso é bom não concordam? Quem quer aplicar uma sombra que se cair um grãozinho de maquiagem vai fazer seu olho inchar ou até mesmo causar uma inflamação?
A diferença é que a vegano (ou vegan) não tem nenhum componente de origem animal, e também não fazem testes em animais (o conhecido "cruelty free").

Não confundam Cruelty Free com Vegan pois o cosmético pode não ser testado em animais e conter algum derivado animal como carmine (carmim) , lanolin (lanolina) e beeswax (cera de abelha) ou algo do tipo.

No Brasil o Cruelty Free ainda não é muito difundido, alias eu não tenho nem idéia de como são feitos e testados os produtos que uso (sim terrível e eu reconheço isso)


Alguns devirados de origem animal usados na industria cosmética:
- Carmim - um pigmento derivado do inseto Carmine cochonilha.
- Lanolina - obtido a partir da cera de lã
- Cera de abelha
- Banha/ Sebo
- Leite e produtos de soro de leite (inclusive Lactose /Lactoalbumina)
- Derivados da Seda - bicho da seda 
- Elastina colágeno e queratina


Eu mesma antes de procurar saber mais sobre o assunto para fazer esta postagem não tinha noção da lista.

Mas antes de sair deslumbrada comprando essas maquiagens fica a dica: 
LEIA o ROTULO,  nem tudo o que reluz é ouro, nem tudo com o nome parecido com mineral é realmente mineral e as vezes um nome estranho nada mais é que outra definição para alguma coisa de origem animal.
PESQUISE sobre a marca, as vezes a maquiagem é linda (especialmente as minerais), mas pesquisando se descobre se vale a compra ou não.
Quer saber mais sobre derivados animais: clique AQUI - link do PEA (Projeto Esperança Animal) com origem na lista do PETA.
Quer saber que empresas brasileiras testam em animais? Clique AQUI e baixe a lista. 

Bom final de semana,
Beijos!

10 comentários:

  1. que util esse post hein? não sabia nada disso

    expert em maquiagem!

    ResponderExcluir
  2. @Michèle Moda na MãoAprendi muito durante a pesquisa para essa postagem.

    ResponderExcluir
  3. Nossa super importante mesmo ! Não sabia
    http://creusa-vaidosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nádia,
    Eu sou ovo-lacto-vegetariana e no meu blog tem o banner linkando à PETA. Eu não uso maquiagem e nem produtos de limpeza aqui em casa que usem animais nos laboratórios. Já existem várias empresas que não usam, como a Avon, o Boticário, a Contém 1 g.
    Beijos 1000 e um meio de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nádia também sou ovo-lacto-vegetariana, sinto em te informar mas a Avon regrediu e está patrocinando teste em animais na China assim como a Mary Kay.

      bjos

      Excluir
  5. @Betty Gaeta Quando li mais a fundo sobre o teste em animais fiquei apavorada, coelhinhos cegados, achei forte demais para postar.

    ResponderExcluir
  6. Oi Nádia,
    Tb não tenho coragem de postar, mas estou consciente e sempre conscientizo quem posso, como vc fez. Parabéns por ter feito a sua parte!
    Beijos 1000 e um restinho de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  7. Vou baixar a lista agora mesmo! Amei o post e vou divulgar por aí, é assunto de utilidade pública. Parabéns!

    beijinhos
    http://www.deliriosdeconsumo.com/

    ResponderExcluir
  8. mt legal isso!
    gostei do blog,tô seguindo!
    aah,tô aceitando encomendas de templates,passa lá!
    beijinho!

    ResponderExcluir
  9. Muito bem explicado. O blog é muito interessante. Mas amigas, não nos limitemos somente à questão da maquiagem Vegan ou Cruelty Free. Isso vale pra tudo em casa, desde produtos de higiene pessoal à limpeza doméstica. Só estou usando produtos Cruelty Free e 100% vegetal. E tem que associar as duas coisas, senão não compro. Mudei até a marca da bucha da pia da cozinha e das vassouras. A cada dia que passa percebo que são as empresas que precisam de consumidores e não nós que precisamos de empresas cruéis. Afinal temos escolha. Nós, mulheres informadas e modernas podemos fazer a diferença, tornando este planeta muito melhor a cada dia com atitudes simples e inteligentes. Lembrem-se sempre: nós podemos ser livres, nós temos escolha!
    Bjs a todas!

    ResponderExcluir